Pages

This blog is a compilation of thoughts on things I've been learning.

Wednesday, November 30, 2005


Pensamentos-reação à análise dos críticos à apresentação da coreografia "Despidas por seus celibatários", dia 29/11/05, no condança.

O que é o pensamento contemporâneo?
Embora esse pareça um tópico frasal promissor, que vai gerar um texto profundo, intrincado, esclarecedor e ao mesmo tempo dúbio, ele é só uma pergunta.
Ouvi os grandes críticos de dança falar sobre isso: aplicar o pensamento contemporâneo a uma coreografia de estilo flamenco, por exemplo. E o que será esse pensamento contemporâneo?
Múltiplas implicações
Quebra de expectativas
Ausência de clichês
???


Estamos trabalhando em um projeto que valoriza os estados psicológicos. Pressupõe narrativa. Pressupõe intenções, pressupõe personagem. Não é movimento pelo movimento. O movimento que está ali tem que ser significativo dentro do tema.
Há um espaço a ocupar e um tempo a preencher. O espaço é restrito ou se expande? O véu de poeira de New York vela a intimidade da estátua. Esse véu é a coisa urbana; é a coisa social, é a coletividade movida a trabalho e tecnologia. E lá no meio da urbe alguém faz arte, e diz: eu tenho uma coisa pra dizer pre vocês. Mas essa coisa não é livre; não vem pura. Ela se submete à poeira, como todas as outras coisas. Como as calçadas, os narizes e as mulheres.
Propôe-se o trabalho a falar sobre a mulher. A despir a mulher contemporânea. Mulher é uma instituição? é um tipo de ser humano? é o que diz a revista Cláudia?


Mulher pensa, como todos os humanos pensam.
Mulher exerce muitas atividades, tanto em espaços privados como em espaços públicos. Geralmente todos os humanos adultos também fazem isso.
Mulheres lutam pela "igualdade entre os sexos".
??? O que é isso?
Não seria mais coerente lutar pela dignidade da pessoa? Qualquer pessoa?
O que mulheres têm em comum com outras mulheres; o que mulheres têm em comum com todos os humanos?
Mulher é uma diferenciação de sexo?
é uma diferenciação de anatomia sexual ou de comportamento sexual?
Homens são outro tipo de seres humanos?
Há ainda mais tipos de seres humanos? Eunucos, se existem, são outro tipo de ser humano ou são homens e mulheres também?
Transformistas são homens, mulheres ou outra categoria?
E gays com qualquer configuração fenotípica?
Caracteres sexuais secundários caracterizam uma mulher? Depois disso os aportes psicológicos são uma consequência social?
E eu, mulher hoje, tenho alguma questão pessoal, ou sigo sendo mulher e pronto, feliz e sem conflitos?
Aprendi a ser mulher ou nasci mulher?
Desde que eu nasci, me botaram esse rótulo, nessa categoria. Mulher. Sexo feminino, tenho órgãos sexuais com a mesma configuração dos outros seres chamados de mulher. Falo como mulher. Sento, ando, danço, como, tomo banho, estudo, etc., como mulher. Mulher é o que eu sou e apenas o que eu posso ser nesta vida. Há quem se esforçe muito e mude, mas eu não sinto a necessidade de mudar. Eu não sinto necessidade de mudar nada; as pessoas é que têm que mudar, e só se elas quiserem. O mundo não muda; ele reage.
Eu acho que só queria dizer que não é nenhum fardo ser mulher.
Dizem que menstruação é ruim...
Sim, dói, incha, irrita, custa caro. É uma prova de que nosso corpo é animal, formado da Terra e por ela alimentado. Ele tem um meio de reprodução, de geração de novos corpos. Se não fosse o nosso corpo, seria o de outros, talvez dos homens ou dos eunucos ou dos gays. Tanto faz. Não estamos em desvantagem quanto a eles, esse é um preço da raça toda, por não sermos anjos, mas organismos multicelulares de reprodução sexuada.
E quem deseja se reproduzir, afinal de contas? Se desejar, o faça; senão, deseje que não, e continue sendo uma mulher, depois uma mulher velha, depois um corpo morto que volta para a terra. Do pó viemos, ao pó retornaremos, e a poeira de New York cobre tudo no séc. XXI. Cobre um pouco, deixa velado. Despindo-se, encontra-se um corpo. Dentro desse corpo, pensamentos. Efêmeros pensamentos que geram estados que se inundam de emoções e a merda está feita, porque das emoções partem os erros e os equívocos e as dores que não são físicas.
Parece que mulhees cultivam com um carinho delas as dores não físicas. Por que mais as mulheres do que as outras categorias de humanos? (Só estou supondo que seja real essa concepção do senso- comum) Explica-se pela história, pela sociologia, pela genética?
Tudo é muito quente no final de novembro.

No comments:

About Me

My photo
O meu melhor papel nesta vida é o da aprendiz. Por isso o nome deste blog é apprenticeship, e provavelmente por isso gosto e quero fazer cada vez melhor o papel de professora. ..